Esportes

A prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo. As atividades físicas são as melhores armas para a manutenção de uma vida relativamente saudável.


É importante praticar atividade física regular desde a infância. Até mesmo nos primeiros anos de vida já existe a necessidade de praticar algum esporte. O ato de engatinhar é muito importante na infância, pois ajuda a fortalecer a estrutura óssea e muscular do bebê.


Durante a adolescência e idade adulta, caminhar e nadar continuam sendo ótimas atividades para quem deseja se exercitar de uma forma correta.


A seguir, relacionamos os nomes de algumas práticas esportivas informando os benefícios delas para a nossa saúde.

 

Vôlei

O vôlei é um ótimo esporte para desenvolver a coordenação motora por estimular o crescimento da estrutura óssea.

                                               

 

Futsal

O futsal desenvolve a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a força, agilidade, velocidade, flexibilidade, precisão e a resistência cardiorrespiratória.

                                                                       

 

Caratê

Proporciona grande condicionamento cardiovascular e muscular; desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações; exige o aprendizado de estratégias por parte do praticante; incentiva o autocontrole emocional; pode ser aplicado à autodefesa.

               

 

Judô

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada, visto que desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno, prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social, estimula o interesse pela competição sadia, entre outros.


Para as crianças a prática do judô contribui no controle muscular; aperfeiçoamento do reflexo; desenvolvimento do raciocínio; equilíbrio mental; reforço do caráter e da moral; fortalecimento da autoconfiança; respeito aos companheiros.


Aos jovens, o judô propicia cuidar beneficamente do físico e do caráter; a transformação da disciplina; o equilíbrio mental; tratar o semelhante com respeito e humildade; bem como torna-lo útil à sociedade.

                                           

 

Balé

Possibilita o desenvolvimento da sociabilidade e de novas amizades; encoraja a disciplina física, o controle e conhecimento do seu corpo; inspira um senso de confiança física e mental; exige uma boa postura e habilidade corporal; estabelece uma relação entre a música, o ritmo e o movimento controlado; promove o conhecimento de outras formas de arte, associadas ao balé clássico; ensina o gosto pelas artes cênicas.

                       

 

Natação

A natação contribui para a aquisição do sentimento de "confiança", eixo da personalidade e matriz da confiança social; a seleção e gradação dos estímulos sensório-motores para obtenção de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem; a utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem; o conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório-percepção; a formação de base (constructos) da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas, de exercitar sua vontade em realizar experiências; a comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação; a instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo, envolvendo o elo natação - família.


Assim, a natação é importante não apenas para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a formação de sua personalidade e inteligência.


É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.


A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora.


Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro

                   

 

Ginástica Rítmica

Desenvolve a flexibilidade, boa forma e elasticidade.
As atletas, durante suas apresentações, devem mostrar coordenação, controle e movimentos de dança harmônicos e sincronizados com as companheiras e a música

                           

 

Sapateado

O sapateado é uma modalidade da dança que tem os pés como seu principal meio de execução. No sapato encontram-se chapinhas de metal, acopladas na frente e no calcanhar, as quais, em contato com o solo, por diferentes movimentos realizados com os pés, emitem diversificados e inúmeros sons. As aulas geralmente são organizadas por faixa etária e estilos. Nelas são aplicadas programações, metodologia didática e materiais apropriados para que o aluno desenvolva sua consciência corporal e tome gosto pela arte. É indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade, jovens e adultos.

                   

 

Educação Física

A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais.


Essa disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.


A música e a dança, auxiliares na melhora dos movimentos, tornam-se elementos integrados que enriquecem as aulas, proporcionando ao educando um meio de desenvolver sensibilidade, imaginação, improvisação, criação e comunicação de emoções, ideias, concepções e valores.

 

Copyright© 2024 - NEC Pinguinho de Gente - Centro de Tecnologia da Informação
Rua Olinto Meira, Nº 1115, Barro Vermelho - Natal/RN - 59030-180
Fone/Fax: 84 3204-4900