Ensino Fundamental – Sistema de avaliação

Sistema de avaliação do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais)


A avaliação é um dos aspectos de ensino através do qual o professor estuda e interpreta os dados de aprendizagem e do seu próprio trabalho com a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar resultados e atribuir-lhes valor.


A avaliação do aluno se desenvolve concomitantemente ao trabalho escolar e tem por objetivo verificar a aprendizagem, o aproveitamento e o seu desenvolvimento, como também apurar o rendimento escolar e a assiduidade, para fins de promoção.


A avaliação é contínua, processual e progressiva em função dos objetivos propostos, sendo realizada por meio da análise da participação nas atividades e nos trabalhos de pesquisa de casa e classe, dos quais resultam as médias dos trimestres.


Atividades Avaliativas – AAs (trabalhos propostos)


Do 1º ao 9º ano, a avaliação será feita de forma contínua. Sendo assim, as atividades avaliativas serão realizadas durante todo o processo de ensino, buscando o estímulo constante do estudo para o aluno.


Por trabalho escolar entende-se a atividade de procurar informações para esclarecer determinado problema, visando ampliar conhecimentos ou o manter em dia com um assunto de importância atual. Além disso, o trabalho escolar envolve apresentação de seminários, dramatizações, relatórios, atividades em grupo, entre outros.


O trabalho escolar deve incentivá-los a:

  • desenvolver a iniciativa para resolver os próprios problemas;
  • estudar de maneira eficiente, praticando a busca e o uso de várias fontes de consulta;
  • adquirir confiança na própria capacidade;
  • valorizar o trabalho individual e em equipe, tendo em vista os resultados obtidos.

Atividades A¹ e A² – Como serão aplicadas?


Será elaborado um calendário para a aplicação das atividades mencionadas e o período em que serão aplicadas consta no calendário escolar.


  • Nos dias de atividades avaliativas, o aluno só poderá deixar a sala de aula no tempo mínimo de 1(uma) hora.

Reavaliação dos conteúdos


Reavaliação trimestral (do 1º ao 9º ano)


Os alunos terão aulas de revisão antes das atividades de reavaliação.


O aluno que não atingir a média trimestral (7,0) ficará em reavaliação. Ao fazer a atividade de reavaliação (valendo 10,0), a média atingida será somada à média do trimestre e dividida por dois. Caso fique abaixo da média trimestral, permanecerá a média maior.


Atividade A3 (do 2º ao 9º ano) – Como serão aplicadas?


  • Os alunos que não comparecerem às atividades avaliativas A1 e A2 no período do calendário escolar só as realizarão no final de cada trimestre.
  • O aluno que não realizar atividade avaliativa A1 ou A2 no dia determinado pagará uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais) por disciplina que deverá ser paga na secretaria da Escola.
  • A atividade A3 só será agendada na Coordenação mediante comprovante do pagamento.
  • Evitar compromissos sociais, viagens e consultas médicas no horário escolar, principalmente no período das avaliações.

DE MÉDIAS (DO 1º AO 9º ANO)


As notas trimestrais são obtidas pela média aritmética das notas das atividades A¹, A² e pelo somatório das AAs (atividades avaliativas contínuas) estabelecidas no trimestre.


AAs – atividades avaliativas contínuas


A¹ - 50% do conteúdo do trimestre


A² - 100% do conteúdo do trimestre


MT – Média Trimestral


MA – Média Anual


AF – Avaliação Final


MF – Média Final


Cálculos


  • Cálculo da média trimestral

AAs + A¹ + A² : 3 = MT


  • Cálculo da média anual

M I trimestre + M II trimestre + M III trimestre : 3 = MA


  • Cálculo da média final

(MA x 2 + AF) : 3 = MF


Obs.: para ser aprovado por média, o aluno deverá obter, no mínimo, nota 7,0 em cada trimestre, o que equivale a 21 pontos.


Aprovação


  • Consideram-se aprovados os alunos que apresentem frequência igual ou superior a 75% dos dias letivos.
  • Estão aprovados os alunos que, antes do exame final, apresentem média anual igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina e/ou área do conhecimento.
  • Consideram-se aprovados os alunos que, após o exame final, apresentem média final igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada disciplina e/ou área do conhecimento.

O aluno que apresentar média anual inferior a 2,5 (dois e meio) já é considerado RETIDO.

Copyright© 2024 - NEC Pinguinho de Gente - Centro de Tecnologia da Informação
Rua Olinto Meira, Nº 1115, Barro Vermelho - Natal/RN - 59030-180
Fone/Fax: 84 3204-4900