Ensino Fundamental – Projeto Liderança Participativa

No NEC – Pinguinho de Gente anualmente realizamos o projeto intitulado “Liderança Participativa”, o qual é desenvolvido pelos alunos do ensino fundamental.


O objetivo desse trabalho, colocado em prática desde 2008, é que os alunos compreendam a importância do exercício da cidadania na escola, na comunidade, no grupo em que estão inseridos e, consequentemente, no mundo. Além disso, a escola estimula a liderança positiva, fundamentada nos valores e princípios éticos no que se refere ao indivíduo e ao coletivo.


Durante as aulas é mostrado aos alunos que, para ser um bom líder, é preciso ter compromisso, consciência e qualidades, tais como ser democrático, compreensivo, educado e cortês, responsável, honesto, justo, leal, participativo, persistente, ter iniciativa e, além disso, ser exemplo para todos.


No desenvolvimento do projeto são promovidos debates, palestras, campanhas publicitárias e outras atividades sobre liderança, a fim de que o tema seja bastante explorado pelos educandos.


Todos os anos, antes da eleição de líderes de turmas, uma autoridade vai à instituição falar com os alunos. Nas edições anteriores, contamos com a presença dos senadores José Agripino e Rosalba Ciarlini, assim como neste ano da Tenente Coronel Margarida Brandão, os quais contribuíram grandemente com o nosso projeto conversando com os estudantes sobre a importância da liderança nos dias atuais.


Depois dessa etapa, é dada a continuidade ao projeto através de um processo eleitoral com direito à divulgação das propostas, à urna eletrônica e eleição; por último, acontece a cerimônia de diplomação dos líderes e vice-líderes eleitos.


Após a diplomação, os representantes das turmas estão aptos a exercer o mandato durante o ano em que foram eleitos, colocando em prática as suas propostas, participando de encontros mensais com a Coordenação para avaliar os seus projetos e discutir novas propostas que surgirem durante o ano letivo.


O projeto tem bastante relevância para a nossa comunidade escolar e contribui significativamente para o desenvolvimento dos educandos.

                                                                                                                   

Copyright© 2024 - NEC Pinguinho de Gente - Centro de Tecnologia da Informação
Rua Olinto Meira, Nº 1115, Barro Vermelho - Natal/RN - 59030-180
Fone/Fax: 84 3204-4900