quarta–feira, 01/08/2018 - 16h44m
 
Recomende, compartilhe e/ou promova esta notícia através das redes sociais abaixo:
 

Explorando a Mata Estrela e a Comunidade do Catu

 

As turmas do 3º ano, turnos matutino e vespertino, realizaram a sua aula de campo do projeto Educando Sem Fronteiras na última sexta-feira, dia 27/07/2018. A aula contemplou três itinerários:  a visita à Reserva da Mata Estrela, aos engenhos de Cunhaú e à comunidade indígena do Catu em Canguaretama, no nosso estado.


A viagem foi uma oportunidade de unir os conteúdos ministrados no 1º semestre com uma divertida investigação sobre os lugares citados, o que resultou em um momento educativo e prazeroso, no qual juntamos o conhecimento desenvolvido em sala de aula com a vivência e exploração dos locais visitados.


Na Mata Estrela, fizemos uma trilha, na qual apreciamos a diversidade de plantas existentes na região, entre elas a mescla, o pau-brasil e as gameleiras.  Foi possível perceber alguns insetos e espécies que fazem parte da nossa Mata Atlântica. Como era um dia chuvoso, analisamos o comportamento das árvores, o clima, o ar puro e aprendemos os cuidados que temos de ter com aquele local. O lugar é surpreendente e as crianças se encantaram com o ambiente ecológico e as belezas naturais.


Ao visitarmos o Engenho de Cunhaú e a capela de Nossa Senhora das Candeias, revivemos a história dos mártires de Cunhaú e como aconteceu essa tragédia que faz parte do contexto histórico do RN. O ponto mais alto da nossa viagem foi a nossa chegada à comunidade do Catu. Os alunos foram premiados com o conhecimento sobre toda a cultura indígena e o aprendizado teórico foi vivenciado através das oficinas ofertadas pelos indígenas, conhecemos, assim, a história da tribo, sua língua e sua arte.


Sendo assim, podemos concluir que a nossa aula de campo foi uma viagem que nos oportunizou muitas vivências e aprendizado, ocasionando  a interação com a natureza, o conhecimento sobre a nossa história e a consciência de respeito pelos outros povos.

 
Fonte: Redação do site
 

Imagens

                                                                               

Copyright© 2024 - NEC Pinguinho de Gente - Centro de Tecnologia da Informação
Rua Olinto Meira, Nº 1115, Barro Vermelho - Natal/RN - 59030-180
Fone/Fax: 84 3204-4900